quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Tiririca faz teste em São Paulo para provar que sabe ler e escrever

11/11/2010 - 09h53 / Atualizada 11/11/2010 - 12h55


Tiririca faz teste em São Paulo para provar que sabe ler e escrever

Diego Salmen

Do UOL Notícias

Em São Paulo O humorista Tiririca (PR) realiza na manhã desta quinta-feira (11) um teste no TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) para provar que sabe ler e escrever. O exame foi solicitado pelo promotor Maurício Antonio Ribeiro Lopes, do MPE (Ministério Público Eleitoral).
A audiência foi interrompida para o almoço, e Tiririca deve retornar ao tribunal às 14h00 para retomar a prova, que não deve vir a público - o processo corre em segredo de justiça. Deputado federal eleito com mais votos em todo país, Francisco Everardo Oliveira da Silva, nome real de Tiririca, teve mais de 1,3 milhão de votos no Estado de São Paulo. Segundo a legislação eleitoral, candidatos analfabetos são inelegíveis.
Anteriormente, o humorista já havia enviado uma declaração ao TRE-SP afirmando que era alfabetizado. O documento, no entanto, foi refutado por uma perícia do Instituto de Criminalística, que apontou “artificialismo gráfico” no texto: uma pessoa mais instruída teria redigido a declaração no lugar de Tiririca.
Na quarta-feira (10), o senador reeleito Magno Malta (PR-ES), colega de partido do humorista, disse que sua legenda entrará com uma Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade) no STF (Supremo Tribunal Federal) para que o dispositivo que impede a candidatura de analfabetos seja declarado inconstitucional.

"Pior que tá não fica"
Em entrevista ao UOL Eleições no mês de setembro, o promotor Lopes já havia criticado o candidato pelo bordão "pior que tá não fica", veiculado no horário eleitoral obrigatório. Segundo Lopes, a peça poderia ser considerada infração e levar à impugnação da candidatura.
Além disso, a PRE-SP (Procuradoria Regional Eleitoral em São Paulo) pediu à Justiça Eleitoral, também em setembro, que investigasse o então candidato por suposta ocultação de bens.
A denúncia foi baseada em nota publicada na coluna "Radar", da revista "Veja", que informou que o humorista declarou ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) não possuir nenhum bem, pois teria colocado todo o seu patrimônio em nome de terceiros, depois de responder a processos trabalhistas e de sua ex-mulher.
De acordo com a procuradoria, na consulta à ficha do candidato consta a informação "nenhum bem declarado".

"Cretinice"

Até mesmo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva entrou na polêmica. Depois de votar no segundo turno das eleições, no dia 31 de outubro, Lula qualificou as denúncias contra Tiririca de "cretinice".
“Quem tem que fazer prova é quem está pedindo para ele fazer prova”, afirmou o presidente, sem citar o nome do promotor Lopes. “A sociedade não é pior nem melhor que o Congresso. O Tiririca é a cara da sociedade. Eu acho uma cretinice o que estão tentando fazer com o Tiririca. Estão desrespeitando 1,5 milhão de pessoas que votaram nele", disse ele, que criticou ainda a forma como o Congresso e a Justiça lidam com o assunto.
“Se você permite que a questão política seja resolvida só no Judiciário é um equívoco dos políticos", prosseguiu o presidente. "O Congresso Nacional, na hora que fizer a legislação eleitoral, tem que deixar o mínimo de possibilidade de aquilo ser resolvido no Poder Judiciário. Sai candidato, o povo vota e depois não pode ser. Então não deixa ser candidato. É preciso criar um mecanismo de evitar que seja candidato”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários - Regras e Avisos:
- Nosso blog tem o maior prazer em publicar seus comentários. Reserva-se, entretanto, no direito de rejeitar textos com linguagem ofensiva ou obscena, com palavras de baixo calão, com acusações sem provas, com preconceitos de qualquer ordem, que promovam a violência ou que estejam em desacordo com a legislação nacional.
- Não é permitido postagens ofensivas e vexatórias, a imagem,a honra e a dignidade da pessoa humana
- O comentário precisa ter relação com a postagem.
- Comentários anônimos ou com nomes fantasiosos poderão ser deletados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores e não refletem a opinião deste blog.