quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Contra exclusão escolar de pessoas com deficiência, obra apresenta propostas

10/11/2010 - 16h08

da Livraria da Folha

"A inclusão deve começar por uma reformulação da própria maneira como enxergamos aqueles que têm sido excluídos".

Divulgação
Obra analisa Inclusão escolar de pessoas com deficiências
Já na orelha, "Inclusão e Singularidade" mostra a que veio. O livro é um convite aos professores da escola regular, mas também, a todos que vivem diretamente ou indiretamente com pessoas com deficiências.
Se tratar do tema não é mais um tabu, profissionais e pais que vivem constantemente com eles sabem, porém, que os estímulos e facilidades são mínimos e discutir o tema ainda é fundamental para novas ideias e melhorias.
Esta é uma das facetas do trabalho de Ana Heloisa Senra, Evandro Pereira de Mello, Luciana Flurucava Sá de Lima, Maria Aparecida Fonseca do Amaral e Patrícia Oliveira Pilar, profissionais da área de psicologia e pedagogia responsáveis por organizar e compartilhar experiências com a questão da inclusão de alunos com deficiência na escola regular.

Siga a Livraria da Folha no Twitter

A obra não se limita a "levantar bandeira" ou algo do gênero. Por outro lado, vai fundo em pesquisas e análises (clínicas, escolares e com atenta leitura da atual Constituição da República Federativa do Brasil) a fim de oferecer informações importantes e relevantes para humanizar o processo de inclusão e barrar de vez os preconceitos existentes.
Como destacam os autores, uma sociedade se forma a partir da necessidade de os seres humanos conviverem com seus semelhantes. Com isso, "entendemos que a escolaridade de todos os alunos compete às escolas regulares. Para tanto, é fundamental o apoio e incentivo para a formação de pessoal qualificado, sobretudo professores, disponibilizando recursos que serão adotados, individualmente, caso a caso."

Leia trecho.

*

A inclusão no âmbito da educação
Até a década de 90, o campo da educação ainda exibia, no tocante à clientela com deficiência, uma submissão ao discurso médico, que vinha reproduzindo, em sua história, práticas precárias para a reabilitação dos indivíduos com deficiência.
Como vimos, essas práticas foram criticadas por suas consequências excludentes e segregatórias, culminado em criticas ao Movimento de Integração no âmbito da escola regular e inaugurando as diretrizes do Programa Mundial de Ação Relativo às Pessoas com Deficiência (ONU, 1983). Esse programa asseverava a igualdade de oportunidades em todos os setores, incluindo a educação, entendendo que
[...] a educação [das pessoas com deficiência] deve ocorrer no sistema escolar comum [...] As medidas para tal efeito devem ser incorporadas no processo de planejamento geral e na estrutura administrativa de qualquer sociedade.
Em consequência das dificuldades emergentes, a UNESCO registrou, na Declaração de Salamanca (1994), o conceito de inclusão no campo da educação comum, normatizando a necessidade de capacitar escolas comuns para atender a todos os alunos, em particular aqueles com necessidades educativas especiais. Nesse âmbito, o princípio da inclusão consiste no
[...] reconhecimento da necessidade de ser caminhar rumo à escola para todos - lugar que inclua todos os alunos, celebre as diferenças, apóie a aprendizagem e responda às necessidades individuais.

*

"Inclusão e Singularidade"

Autora: Ana Heloisa Senra

Editora: Scriptum

Páginas: 136

Quanto: R$ 25,50 (preço promocional, por tempo limitado)

Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários - Regras e Avisos:
- Nosso blog tem o maior prazer em publicar seus comentários. Reserva-se, entretanto, no direito de rejeitar textos com linguagem ofensiva ou obscena, com palavras de baixo calão, com acusações sem provas, com preconceitos de qualquer ordem, que promovam a violência ou que estejam em desacordo com a legislação nacional.
- Não é permitido postagens ofensivas e vexatórias, a imagem,a honra e a dignidade da pessoa humana
- O comentário precisa ter relação com a postagem.
- Comentários anônimos ou com nomes fantasiosos poderão ser deletados.
- Os comentários são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores e não refletem a opinião deste blog.